segunda-feira, 16 de maio de 2011

Psy Trance o som das Raves


Trance  psicodélico (referido ainda como psy trance) é uma forma de música eletrônica desenvolvida no fim dos anos 80 em Israel a partir do Goa Trance (da Índia , Goa). Este estilo tem uma batida rápida, entre 135 e 165 bpm, além da batida forte de kick, num compasso 4x4, que algumas vezes difere da batida do techno por ter um alcance de freqüência um pouco mais alto além dos sons graves. O Goa Trance original geralmente era feito com sintetizadores modulares e  samplers de hardware, mas a preferência no trance psicodélico se direcionou para a manipulação de samples e armazenamento em programas de sampleamento VST e AU. O uso de sintetizadores analógicos para a síntese sonora deu lugar aos instrumentos "analógicos virtuais" digitais como o Nord Lead, Access Virus, Korg MS-2000, Roland JP-8000 e os plugins de computador VST e AU como o Native Instruments Reaktor. Esses geralmente controlados por um sequenciador MIDI dentro de um programa de Digital Audio Workstation (DAW). O trance psicodélico é freqüentemente tocado em festivais ao ar livre (longe de grandes centros urbanos), que podem durar vários dias, com a música tocando 24 horas por dia. (fonte wikipédia)

Vertentes ( Por Dj André Mendes )

Full On - É o estilo mais comercial se é que podemos usar essa palavra para definir essa vertente do Psy, possui batidas bem definidas com graves acentuados e sons melódicos, aqui encontram-se musicas pop /rock que caem muito bem na batida que é muito envolvente e as vezes agressiva do Full On. Sempre foi o estilo que me chamou mais a atenção e o que mais tocava , onde predomina  o BPM em 145.

Progressive - É o estilo mais calmo do Psy, onde os BPMs oscilam formando momentos de nostalgia , onde depois da euforia do Full On e do Dark , consegue-se com o Progressive um descanso para o corpo e para mente , e isso é bem aceito pois podemos experimentar momentos de progressive house e outros estilos, causando ma atmosfera muito tranquila. Tentei fazer alguns sets de Prog Psy mas apesar de ser fã do progressive House, não senti a mesma vibração nesse estilo.

Dark- É o estilo como o nome diz , mais negro, sombrio do Psy , causando atmosferas sinistras e perturbadoras para os mais desavisados. Seus elementos são baseados em sons se terror , ficção cientifica, vozes roboticas tipo Dart Vader , existe a sub vertente Forest que traz sons da floresta ,de gnomos , duendes , enfim, é um estilo bem interessante e rico em detalhes.

Citei apenas algumas palavras bem ressumidas para expressar um pouco desse estilo que garanto que depois de se conheçer , é um ritmo que  faz dançar sem parar , como se o corpo fosse a própia música.

Nosso Lema : "NOSSA MÚSICA DIZ TUDO SEM PRECISAR FALAR NADA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário